A IMINENTE E PREOCUPANTE INSTALAÇÃO DAS OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS EM FLORIANÓPOLIS/SC

Autores/as

  • Evelyne Delgado de Ávila Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Vera Lucia Nehls Dias Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG144620948

Palabras clave:

Plano Diretor, Operações Urbanas Consorciadas, Participação Popular

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar como a escolha das áreas previstas para Operações Urbanas Consorciadas (OUCs) em Florianópolis é imposta pelo poder do mercado imobiliário e desconsidera os interesses coletivos. Para isso, foi utilizado como base o Anteprojeto de Lei do Plano Diretor de Florianópolis, elaborado pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e disponibilizado em abril de 2010, que aponta onze áreas para a instalação de Operações Urbanas Consorciadas. O uso de muitos destes locais já é objeto de contestação entre a iniciativa privada e a população. O estudo mostra que os movimentos sociais estão organizados na Ilha de Santa Catarina e possuem projetos antagônicos às instalações de Operações Urbanas Consorciadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Evelyne Delgado de Ávila, Universidade do Estado de Santa Catarina

Geógrafa formada pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2007 é atualmente mestranda do Mestrado Profissional de Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - MPPT da Unidersidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

Vera Lucia Nehls Dias, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Profª. Doutora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental

Publicado

2013-07-08

Cómo citar

DE ÁVILA, E. D.; DIAS, V. L. N. A IMINENTE E PREOCUPANTE INSTALAÇÃO DAS OPERAÇÕES URBANAS CONSORCIADAS EM FLORIANÓPOLIS/SC. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 46, p. 50–59, 2013. DOI: 10.14393/RCG144620948. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/20948. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos