UMA PROPOSTA PARA A PRÁXIS EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE CÓDIGOS CULTURAIS

Autores/as

  • Meri Lourdes Bezzi Universidade Federal de Santa Maria - UFSM / Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE / Núcleo Estudos Regionais e Agrários - NERA
  • Roberto Barboza Castanho Faculdade de Ciências Integradas do Pontal/FACIP/Campus de Ituiutaba
  • Thales Silveira Souto Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP / Campus de Ituiutaba / Laboratório de Geotecnologias - LAGEOTEC

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG144617845

Palabras clave:

Ensino/aprendizagem, Tecnologias, Códigos culturais.

Resumen

Este artigo pretende fornecer subsídios para a práxis educativa por meio da inserção das tecnologias visando o processo de aprendizagem dos códigos culturais materializados na paisagem da Quarta Colônia de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Nesse sentido, espera-se, introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), na sala de aula, entendendo que as mesmas constituem-se em importantes ferramentas contribuindo significativamente no processo educativo. Visa, portanto incentivar os alunos no uso de técnicas fazendo com que eles entendam o processo de imigração e colonização presente neste recorte espacial. Desta forma, a produção de um vídeo em CD-ROM com imagens e músicas, permite através da interação conteúdo-tecnologia, uma forma atrativa e agradável para o educando entender seu espaço vivido aperfeiçoando seus conhecimentos tornando o ensino mais qualificado, interessante e inclusivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Meri Lourdes Bezzi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM / Centro de Ciências Naturais e Exatas - CCNE / Núcleo Estudos Regionais e Agrários - NERA

Professora do Departamento de Geociências da UFSM / Coordenadora do Núcleo de Estudos Regionais e Agrários - NERA

Roberto Barboza Castanho, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal/FACIP/Campus de Ituiutaba

Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal / FACIP / Campus de Ituiutaba / Laboratório de Geotecnologias - LAGEOTEC

Thales Silveira Souto, Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP / Campus de Ituiutaba / Laboratório de Geotecnologias - LAGEOTEC

Curso de Geografia / Universidade Federal de Uberlândia - UFU / Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP / Campus de Ituiutaba / Bolsista do Laboratório de Geotecnologias - LAGEOTEC

Publicado

2013-07-08

Cómo citar

BEZZI, M. L.; CASTANHO, R. B.; SOUTO, T. S. UMA PROPOSTA PARA A PRÁXIS EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE CÓDIGOS CULTURAIS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 46, p. 1–18, 2013. DOI: 10.14393/RCG144617845. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/17845. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos