TRABALHO, EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG134216774Palabras clave:
Trabalho, educação, geografia.Resumen
O presente artigo tem por finalidade debater a relação Trabalho e Educação, no âmbito da ciência geográfica, considerando o evoluir histórico dessas temáticas, à luz de alguns teóricos, que se inspiraram nos princípios do materialismo histórico-dialético. Assim, o trabalho se apresenta como a categoria fundante do ser social e a educação enquanto mediadora das relações sociais, chamando o cuidado do leitor para articular a ciência geográfica como poderoso instrumento da análise crítica do trabalho e das relações sociais e produtivas, com forte implicação no espaço geográfico (espaço este social), posto ser inconcebível espaço/tempo sem homens e vice-versa. É nesse ínterim que a educação é analisada como mediadora no processo laborativo. Inicialmente, por meio do cotejo trabalho e educação, abordaram-se as suas semelhanças e diferenças e, por conseguinte, buscaram-se correlacionar os percursos geográficos no mundo do trabalho e seus reflexos na educação.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Tereza Sandra Loiola Vasconcelos, Luiz Cruz Lima, Rosilene Aires
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.