CONFLITOS AMBIENTAIS: ATORES, CAUSAS E DESDOBRAMENTOS NA ZONA DA MATA MINEIRA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG134216743Palabras clave:
Conflitos Ambientais, Atores Sociais, Zona da Mata Mineira.Resumen
A análise e estudo de conflitos ambientais configuram-se em uma importante ferramenta para o entendimento dos usos e apropriação dos recursos naturais de uma determinada região. Entender as tensões, os atores sociais envolvidos e os desdobramentos destes conflitos é objeto deste trabalho, que originou-se da pesquisa intitulada "Mapeando os Conflitos Socioambientais na Bacia do Rio Doce" da qual utilizaremos o recorte espacial da Zona da Mata Mineira. Foi utilizado como procedimentos metodólogicos coleta de dados junto as reuniões dos movimentos socias, participações em audiências públicas, atuação no Projeto de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens na Zona da Mata Mineira, pesquisas bibliográficas, análise da cobertura midiática local, dentre outros. Deste modo, foi possível evidenciar os prinicipais conflitos e os atores sociais envolvidos tentando assim trazer a luz do debate as principais tramas que envolve tais embates. Encontramos como principais resultados, a disparidade de interesses entre Empresas Privadas, Estado, Movimentos Sociais, e população, que se encontra atingida por grandes empreendimentos, gerando assim conflitos de cunho político, social, econômico e simbólico.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Bruno Costa da Fonseca, Marcelo Leles Romarco de Oliveira, Dayane Rouse Neves Sousa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.