A COLONIZAÇÃO NO NORTE CENTRAL PARANAENSE E A COMUNIDADE DE SUSSUÍ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG134416742Palabras clave:
Colonização alemã, Sussuí, Engenheiro BeltrãoResumen
A região Norte do estado do Paraná é conhecida pelos solos férteis provenientes dos derrames basálticos que atraíram imigrantes de várias partes. O objetivo desta pesquisa é a caracterização histórica, cultural e paisagística da comunidade alemã de Sussuí, localizada em Engenheiro Beltrão – PR. A metodologia se baseia em entrevistas com moradores da comunidade, resgate fotográfico da área, cartas de uso do solo denotando as mudanças no espaço rural utilizando Sistemas de Informação Geográfica. Esta comunidade se estabeleceu a partir de alemães que se deslocaram de Santa Catarina para o Paraná na década de 1940, buscando as terras férteis para plantio de café no norte paranaense. Os aspectos culturais no início da comunidade eram fortes, através da construção de um clube para celebração com danças, comidas, músicas típicas, além de o idioma falado ser geralmente o alemão. A partir da década de 1970, as lavouras de café foram praticamente extirpadas e substituídas por culturas temporárias. Quanto à evolução da paisagem, a principal mudança de 1980 para o ano de 2010 foi a área com café que diminuiu de 3,01 km² para 0,10 km², e a cana-de-açúcar que não era encontrada em 1980 e em 2010 ocupa 4,27 km².
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Carina Petsch, Jéssica Barion Monteiro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.