A INFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA CARTOGRAFIA REGIONAL

Autores/as

  • Antônia Márcia Duarte Queiroz Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Fabíola Silveira Pinheiro Universidade Estadual de Montes Claros -UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG134216621

Palabras clave:

Cartografia, informática, Geografia e Educação.

Resumen

Este trabalho aborda o conteúdo da cartografia regional através da mídia informática. Considerando a importância de refletir com os alunos sobre as potencialidades cultural, turística e econômica de nossa região é que surgiu a proposta dessa intervenção pedagógica, que teve como público-alvo, a turma do 3º período do EJA - Educação de Jovens e Adultos. Os Planos Curriculares Nacionais (PCNs) propõem aos professores a complementação dos conteúdos básicos sugeridos para a Geografia, pois há muitas dificuldades para que os livros didáticos contemplem conteúdos regionais. Daí a necessidade de apresentar aos alunos conteúdos que reflitam sobre a região onde estão inseridos, Norte de Minas Gerais, através da cartografia e como recurso pedagógico, o uso da informática. A questão norteadora desse trabalho se direciona em saber como utilizar a informática como ferramenta no processo de ensino da cartografia regional com os alunos da EJA. Concluímos que é possível trabalhar a cartografia regional através da informática, mesmo em condições adversas, como falta de habilidade e manuseio adequado e acesso a tecnologias como recursos pedagógicos. Destacamos que para os alunos adultos é importante a valorização dos assuntos que eles têm afinidade e que gostam de dialogar. E, assim socializar com o conteúdo que o professor deseja abordar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antônia Márcia Duarte Queiroz, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e Mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Experiência docente como professora na Graduação no Departamento de Geociências

Fabíola Silveira Pinheiro, Universidade Estadual de Montes Claros -UNIMONTES

Graduada em Geografia e especialista em Midias na Educação na Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES

Publicado

2012-06-15

Cómo citar

QUEIROZ, A. M. D.; PINHEIRO, F. S. A INFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA CARTOGRAFIA REGIONAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 42, p. 14–27, 2012. DOI: 10.14393/RCG134216621. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16621. Acesso em: 7 ene. 2025.

Número

Sección

Artigos