UMA GEOGRAFIA MODERNA PARA UMA ESCOLA MODERNA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG134216544Palabras clave:
história da Geografia Escolar, renovação da Geografia Escolar, Geografia Moderna.Resumen
O presente artigo pretende abordar a história da Geografia Escolar, tendo por referência as primeiras tentativas de renovação da geografia escolar. Tais tentativas representavam anseios de intelectuais no sentido de "modernizar" a disciplina escolar. Exemplos disso são os famosos pareceres de Ruy Barbosa, que de forma pioneira fez severas críticas a geografia escolar de então. Os debates sobre a modernização da Geografia Escolar tinham como referência, também, as mudanças tanto na escola quanto na ciência; de um lado, portanto, a escola moderna; de outro, a ciência moderna. No Brasil, essas mudanças foram incorporadas, respectivamente, no discurso dos escolanovistas e no grupo constituído por professores de Geografia do Colégio Pedro II, nas primeiras décadas do século XX, e , a partir da década de 1930, por professores da Universidade do Brasil (hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da Universidade de São Paulo, em função da criação das cátedras de Geografia nas respectivas instituições.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Juliano Rosa Gonçalves
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.