OS MERCADOS PÚBLICOS E A CIDADE: AS TRANSFORMAÇÕES DO MERCADO MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA (MG)

Autores/as

  • Lidiane Aparecida Alves Universidade Federal de Uberlândia
  • Vitor Ribeiro Filho Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG123916515

Palabras clave:

Mercado Municipal, Uberlândia (MG), Transformações

Resumen

É consenso a relação das atividades comerciais com a estruturação das cidades. Desde as primeiras cidades o mercado, enquanto forma e função, apresenta papel de destaque nesse processo. Todavia, enquanto palco, e ao mesmo tempo, condicionante para a reprodução das relações sociais, a cidade e seus múltiplos usos apresentam-se em constante transformação de acordo com os anseios da sociedade ao longo de cada período histórico. Sendo que, nos mercados públicos, espaços voltados não só para a comercialização, mas também para a socialização, é possível apreender elementos e produtos típicos de uma dada cidade, região ou país, os quais são cada vez mais valorizados enquanto mercadorias capazes de atrair fluxos e assegurar a permanência dos destes nos dias atuais. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a dinâmica do Mercado Municipal de Uberlândia a fim de compreender o papel do Mercado Municipal ao longo de sua existência. Para tanto fez-se necessário a realização de um levantamento do referencial teórico a cerca da temática em questão, bem como de trabalhos de campo. A partir da concretização desse trabalho tem-se que o Mercado Municipal de Uberlândia assumiu distintas configurações, de acordo com os desígnios dos períodos históricos.

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Publicado

2011-09-15

Cómo citar

ALVES, L. A.; RIBEIRO FILHO, V. OS MERCADOS PÚBLICOS E A CIDADE: AS TRANSFORMAÇÕES DO MERCADO MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA (MG). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 12, n. 39, p. 209–225, 2011. DOI: 10.14393/RCG123916515. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16515. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos