DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO E AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO PARA A AGRICULTURA FAMILIAR. ESTUDO DE CASO: SUB-BACIA DO RIO DAS PEDRAS, ITATINGA-SP.
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG124016481Palabras clave:
Manejo de bacias hidrográficas, Diagnóstico Ambiental e Sócio Econômico, Agricultura FamiliarResumen
O objetivo deste trabalho foi elaborar o diagnóstico socioeconômico e ambiental na sub-bacia do Rio das Pedras, município de Itatinga-SP, a partir do método de Rocha (1997). Para tanto, foram aplicados questionários com perguntas fechadas com nove famílias de produtores rurais da área de estudo. As etapas do questionário levaram em consideração as variáveis; 1 - demográfica; 2 - habitacional; 3 - alimentação; 4 - participação em associação (associação rural), salubridade rural, animais de trabalho e produção; 5 - a quem vende a produção agrícola e, por último, as variáveis ambientais (presença de pontos de poluição na sub-bacia estudada). Chegou-se aos seguintes resultados pelo método da função linear: 52,2 % de deterioração para o diagnóstico socioeconômico e 38,5 % de deterioração para o diagnóstico ambiental. De acordo com o método utilizado, a tolerância de porcentagem para os diagnósticos abordados é de no máximo 20 %. Nessas condições, identifica-se o quão urgentes e necessárias são as intervenções por parte do poder público, notadamente da Casa da Agricultura de Itatinga-SP para reverter o quadro de depauperamento socioeconômico e ambiental.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Rodrigo José Pisani, Sérgio Gonçalves, Maria Cristina Perusi, Sérgio Campos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.