ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE FLORESTAL, MINAS GERAIS - BRASIL

Autores/as

  • Hygor Aristides Victor Rossoni Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal
  • Marco Túlio da Silva Faria Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal
  • Fernanda Fonseca Pessoa Rossoni
  • Malu de Oliveira Passos Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal
  • Bruno Rogério Nascimento de Faria Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal
  • Carlos Fernando Lemos Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG134116475

Palabras clave:

Educação Ambiental, Resíduos Sólidos Urbanos, Percepção Ambiental

Resumen

Este trabalho foi desenvolvido para melhorar o gerenciamento integrado dos resíduos sólidos na cidade universitária de Florestal-MG, pertencente à Região Metropolitana de Belo Horizonte. O principal objetivo foi avaliar a percepção ambiental das comunidades universitária da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal e do município de Florestal - MG, bem como o nível de conhecimento em relação ao meio ambiente e aos problemas ambientais, relacionando estes aspectos às atitudes pessoais quanto ao gerenciamento de resíduos sólidos. Foi elaborado um questionário para identificar a percepção da população, com 16 perguntas e dividido em duas partes: dados pessoais e percepção sobre questões relativas a meio ambiente. Dos indivíduos entrevistados (400, de um total de 5.996 habitantes), 20,5% conhecem o conceito mais coerente para o meio ambiente. Questionados sobre qual era a avaliação em relação ao conhecimento sobre meio ambiente, 50,5% dos entrevistados responderam que eram bem informados e conscientes, 28,5% responderam que eram bem informados, conscientes e tinham atitudes, 9,0% são bem informados e indiferentes, 2,3% não se preocupam e 9,3% não tinham conhecimento do assunto e 0,5% não sabem. Perguntou-se às pessoas se elas já haviam substituído o consumo de determinado produto por outro similar a fim de gerar menor impacto no meio ambiente e 50% responderam negativamente a esta pergunta. Por meio deste questionário dirigido a uma parcela significativa da população, foi possível conhecer a percepção ambiental e, diante disso, elaborar um programa de educação ambiental voltado às necessidades da comunidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hygor Aristides Victor Rossoni, Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e mestre em Ciência Florestal pela mesma instituição (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle da Poluição, atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação ambiental, tratabilidade de efluentes, tratamento e reutilização de efluentes; gerenciamento de resíduos sólidos. Foi coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e Diretor de Ensino da UFV - Campus de Florestal. Recentemente vem atuando como membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. Coordena as seguintes disciplinas: i) Controle Ambiental na Indústria; ii) Coleta e Tratamento de Águas Residuárias; iii) Gestão Ambiental; iv) Manejo e Tratamento de Poluentes; v)

Marco Túlio da Silva Faria, Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal

Graduando em Engenharia Agronômica e Tecnólogo em Gestão Ambiental pela UFV

Fernanda Fonseca Pessoa Rossoni

Jornalista e Mestre em Ciência Florestal pela UFV

Malu de Oliveira Passos, Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal

Estudante do Curso Técnico em Processamento de Alimentos Concomitante com Ensino Médio da UFV

Bruno Rogério Nascimento de Faria, Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal

Tecnólogo em Gestão Ambiental pela UFV

Carlos Fernando Lemos, Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal

Meteorologista, Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e Doutor em Geociências pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor da UFV

Publicado

2012-03-15

Cómo citar

ROSSONI, H. A. V.; FARIA, M. T. da S.; ROSSONI, F. F. P.; PASSOS, M. de O.; DE FARIA, B. R. N.; LEMOS, C. F. ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA CIDADE UNIVERSITÁRIA DE FLORESTAL, MINAS GERAIS - BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 41, p. 240–251, 2012. DOI: 10.14393/RCG134116475. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16475. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos