QUALIDADE DE VIDA E ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS DO SETOR OESTE DA CIDADE DE UBERLÂNDIA/MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113616401Palabras clave:
Planejamento da Paisagem, Praças, Qualidade de Vida, Espaços LivresResumen
A urbanização brasileira ocorreu rápida e desordenadamente, o que resultou em problemas socioambientais que afetam a qualidade de vida da população, principalmente no que diz respeito a espaços livres públicos. O objetivo principal dessa pesquisa foi realizar um levantamento das 23 praças do Setor Oeste de Uberlândia-MG, as quais foram analisadas quanto a sua área e a qualidade dos recursos presentes (grama, vegetação arbórea, infra-estrutura, equipamentos esportivos e acessibilidade). Os dados coletados foram agrupados em três categorias (terrenos baldios, canteiros ou rotatórias e praças), no entanto houve um caso de uma área que seria destinada para ser instalada uma área verde e houve a construção de uma igreja e de instituições municipais com outros fins. Em todas as categorias foi observado que não havia uma manutenção regular das praças por parte da prefeitura, o que pode ser evidenciado pela presença de pragas (cupins e formigas) em seis praças, nem da população, uma vez que esta foi observada em apenas uma. Os terrenos baldios estão em situação calamitosa, já que além de não receberem os devidos cuidados com sua manutenção, os moradores os utilizam como depósito de lixo, o que pode gerar consequências à saúde da população.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Bárbara Beatriz da Silva Nunes, Rildo Aparecido Costa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.