ANÁLISE DO USO/OCUPAÇÃO DO SOLO EM ÁREA DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO, COMO SUBSÍDIO À GESTÃO TERRITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG124016275Palabras clave:
Degradação ambiental, Desertificação, Gestão territorial.Resumen
Este trabalho teve como objetivo analisar como vem ocorrendo o uso/ocupação do solo na localidade Serraria de Cima, Caturité, PB, tomando-se como referência as áreas mais degradadas e discutindo as possíveis conseqüências da ação antrópica no local. Fazendo-se uso do método dialético, foi realizado levantamento bibliográfico e pesquisas de campo, com observações das áreas degradadas, registros fotográficos e aplicação de questionários com produtores rurais da referida localidade. Observou-se a presença de muitas áreas desmatadas, principalmente nas imediações da Serra de Caturité, resultando na perda da diversidade de espécies; áreas de solo exposto, com a presença de feições erosivas como ravinas, sulcos e voçorocas, intensificadas pelo manejo inadequado do solo das áreas onde a população não faz uso de práticas conservacionistas. Dessa forma, o presente trabalho espera fornecer subsídios à gestão territorial, possibilitando a tomada de decisões capazes de reverter o quadro de degradação ambiental encontrado, minimizando os riscos à desertificação.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Valdiane Moreira Martins, Josandra Araújo Barreto de Melo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.