INDICADORES AMBIENTAIS PARA O ESTUDO DA CONTRIBUIÇÃO DA BIOENGENHARIA NA SUCESSÃO ECOLÓGICA DA MATA CILIAR NA MARGEM DIREITA DO RIO SÃO FRANCISCO

Autores/as

  • Luisa Ferreira Ribeiro Universidade Federal de Sergipe
  • Francisco Sandro Rodrigues Holanda Universidade Federal de Sergipe
  • Renisson Nepomuceno de Araújo Filho Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113516257

Palabras clave:

indicadores ambientais, erosão, bioengenharia, sucessão ecológica, mata ciliar

Resumen

O maior problema ambiental que se destaca no rio São Francisco é a erosão, tais conseqüências ambientais são fornecidas entre elas o aumento da turbidez nos corpos hídricos, perda da área produtiva e assoreamento do rio devido à devastação das matas ciliares, o que acarreta a diminuição da biodiversidade na região. No processo de contenção da erosão, é necessário ser feito um estudo da mata ciliar, uma vez que a mesma pode auxiliar na contenção da erosão, preservando a integridade do solo contra os efeitos danosos da erosão. A utilização de indicadores para o estudo da sucessão ecológica de espécies de mata ciliar na margem direita do rio São Francisco oferece uma melhor compreensão e dimensão do problema que atinge a área. O presente trabalho tem por objetivo a construção de indicadores ambientais como ferramenta para uma melhor compreensão da contribuição da bioengenharia na sucessão ecológica na margem direita do Rio São Francisco. A identificação de indicadores ambientais para o estudo do sistema "contribuição da bioengenharia na sucessão ecológica da mata ciliar no Baixo São Francisco", mostrou-se como uma ferramenta de grande importância para uma melhor compreensão do sistema, permitindo práticas de recuperação mais viáveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luisa Ferreira Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

Bióloga, M.Sc em Agroecossistemas, Núcleo de Pós Graduação em Estudos e Recursos Naturais, Universidade Federal de Sergipe, CEP 49015-000, São Cristóvão (SE). Luisa_bio@hotmail.com

Francisco Sandro Rodrigues Holanda, Universidade Federal de Sergipe

Engenheiro Agrônomo, Dr., Professor, Universidade Federal de Sergipe, CEP 49015-000, São Cristóvão (SE)

Renisson Nepomuceno de Araújo Filho, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Agroecossistemas, Núcleo de Pós Graduação em Estudos e Recursos Naturais, Universidade Federal de Sergipe, CEP 49015-000, São Cristóvão (SE)

Publicado

2010-09-15

Cómo citar

RIBEIRO, L. F.; HOLANDA, F. S. R.; ARAÚJO FILHO, R. N. de. INDICADORES AMBIENTAIS PARA O ESTUDO DA CONTRIBUIÇÃO DA BIOENGENHARIA NA SUCESSÃO ECOLÓGICA DA MATA CILIAR NA MARGEM DIREITA DO RIO SÃO FRANCISCO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 35, p. 222–230, 2010. DOI: 10.14393/RCG113516257. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16257. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos