OS AGENTES DA ESPECIALIZAÇÃO TERRITORIAL DE UBERLÂNDIA - MG, Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113616207Palabras clave:
agentes, telecomunicações, especialização territorial, Uberlândia-MG.Resumen
A análise da relação entre a especialização territorial da cidade de Uberlândia-MG, Brasil, e o desenvolvimento dos serviços de informação e comunicação, representados principalmente pelas empresas CTBC-Telecom e ACS Contact Center, pertencentes ao Grupo Algar, consistiu no objetivo central deste artigo. Foram abordadas as ações desencadeadas desde o final dos anos quarenta do século XX pelo empreendedor Alexandrino Garcia e pelo político Rondon Pacheco. Para identificar o conjunto das ações que influenciaram a definição do papel de Uberlândia na rede urbana brasileira, delimitamos um recorte temporal que começa no início do século XX e segue até o final da década de 1990, para contemplar os principais fatos nacionais, regionais, locais, e o desenvolvimento das telecomunicações no Brasil, que influenciaram no desenvolvimento de Uberlândia. Propusemos uma periodização que articulasse as diversas escalas geográficas, e trabalhamos com a hipótese de que Uberlândia não se consolidou apenas em função de um só tipo de agente, mas que a centralidade de Uberlândia deriva também do suporte comunicacional oferecido pelo desenvolvimento dos serviços ligados às tecnologias de informação e comunicação. Essa conjectura não exclui o papel dos atacadistas, mas acrescenta os serviços de tecnologia de informação que, enraizados na cidade possibilitam a comunicação com outros locais e as negociações de empresas - inclusive estrangeiras - a partir dos centros de atendimento e de contato.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Cintia Neves Godoi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.