ESTUDO DA CO-PRESENÇA DE VARIÁVEIS SÓCIO-AMBIENTAIS E A OCORRENCIA DE ENTEROPARASITOSES EM OURO PRETO, MG.

Autores/as

  • Elivelton da Silva Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais
  • George Luis Lins Machado Coelho Universidade Federal de Ouro Preto
  • Ana Clara Mourão Moura Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113616073

Palabras clave:

Geoprocessamento, Saneamento Básico, Enteroparasitoses.

Resumen

RESUMO - O objetivo do trabalho é discutir a correlação espacial entre a distribuição de enteroparasitoses de veiculação hídrica e por solos contaminados e as condições sócio-ambientais da cidade de Ouro Preto. O conjunto de dados é resultante de coletas de exames do Lapac-UFOP, dados de infra-estrutura/domicílios coletados pelo LEPI-UFOP e Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto (SMS-OP) e dados do censo 2000. Realizou-se a junção dos dados de exames com os dados de infra-estrutura através da geocodificação dos endereços. O tratamento dos dados de saneamento/setor censitário foram as conversões vetor/raster. Os dados de exames/domicílios foram tratados na análise espacial por kernel. As varreduras espaciais mostraram forte correlação espacial entre a ocorrência de enteroparasitoses e a média de renda baixa (100%), a alta concentração de pessoas/setor (92,29%), a baixa infra-estrutura de coleta e destinação do esgoto (78%) e a baixa escolaridade (70%). Uma fraca correlação espacial foi observada da baixa infra-estrutura de coleta e destinação do lixo (51%) e do abastecimento de água (18,74%) com as enteroparasitoses. Com o saneamento, variável que combina os dados de coleta e destinação do lixo e do esgoto e o abastecimento de água, observou-se uma correlação significativa (59,37%). Na discussão dos resultados observou-se que: Morro Santana, Morro da Queimada, Antonio Dias, de ocupação mais recente, são áreas com prioridade de intervenções.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elivelton da Silva Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é aluno do curso de doutorado em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (2009), linha de pesquisa Prevenção e Controle dos Agravos à Saúde. Tem experiência na área de Geografia da Saúde e análise espacial de doenças veiculadas pelo ambiente. Atua como integrante do grupo de pesquisa Geoschisto.

Publicado

2011-01-02

Cómo citar

FONSECA, E. da S.; COELHO, G. L. L. M.; MOURA, A. C. M. ESTUDO DA CO-PRESENÇA DE VARIÁVEIS SÓCIO-AMBIENTAIS E A OCORRENCIA DE ENTEROPARASITOSES EM OURO PRETO, MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 36, p. 195–208, 2011. DOI: 10.14393/RCG113616073. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16073. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos