INDICADORES AMBIENTAIS PARA O ESTUDO DA EROSÃO MARGINAL NO RIO SÃO FRANCISCO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113416071Palabras clave:
Erosão marginal, Indicador ambiental, Rio São FranciscoResumen
As ações propostas na Agenda 21, com ênfase na construção de indicadores ambientais vem possibilitar um aperfeiçoamento nos modelos de gerenciamento dos recursos naturais, através da avaliação das medidas adotadas e monitoramento das ações estratégicas a serem empregadas com vistas ao desenvolvimento sustentável. Esse trabalho teve como objetivo a construção de indicadores ambientais relacionados ao processo erosivo na margem direita do Baixo São Francisco Sergipano. Foi adotada a metodologia da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o modelo de Indicadores de Pressão-Estado-Impacto-Efeito-Resposta (PEI/ER), para a construção de uma matriz de indicadores. A quantificação do processo erosivo através de trinta indicadores ambientais vem subsidiar políticas e ações voltadas para a mitigação dos efeitos nocivos da degradação ambiental naquela área.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Maria Francineide Rosendo Guimarães, Francisco Sandro Rodrigues Holanda, Igor Pinheiro da Rocha, Renisson Neponuceno de Araujo Filho, Thiago Roberto Soares Vieira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.