DESIGUALDADE REGIONAL E INTERVENÇÃO ESTATAL: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO DE PLANEJAMENTO REGIONAL NO I E II PLANO PLURIANUAL DO GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113616025Palabras clave:
Desigualdade regional, intervenção estatal, Planos plurianuais, GoiásResumen
Este trabalho tem como objetivo principal analisar os Planos Plurianuais do Estado de Goiás entre 2000 e 2007. No sentido de ordenar nossas argumentações, o artigo foi dividido em três partes. Na primeira parte refletimos sobre as desigualdades regionais no território goiano, tendo como escala de análise as 10 regiões de planejamento e como recorte temático dados secundários econômicos e sociais relativos ao período de elaboração e execução dos planos plurianuais. Na segunda parte elaboramos uma leitura dos planos plurianuais, relacionando a perspectiva legal (normativa) federal e estadual com os pressupostos políticos, uma vez que o planejamento também traduz o conjunto de forças na arena política estadual. Na terceira parte comparamos dois dos PPAs com o intuito de compreender a visão da intervenção estatal. A conclusão aponta, para o reconhecimento de alguns avanços no planejamento estatal a partir da adoção dos PPAs. Entretanto, esse avanço ocorreu, sobretudo, no caráter normativo-administrativo, já a desigualdade regional e social persiste no território goiano.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2011 Tathiana Rodrigues Salgado, Tadeu Pereira Alencar Arrais, Leandro Oliveira de Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.