CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESPAÇO RURAL A PARTIR DO ENFOQUE ECONÔMICO DA PAISAGEM E DO TERRITÓRIO

Autores/as

  • Sergio Fajardo Professor do Departamento de Geografia - UNICENTRO (Guarapuava - PR)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113416020

Palabras clave:

Espaço Rural, Território, Paisagem, territorialidade econômica, Geografia Agrária

Resumen

O objetivo desse trabalho é estabelecer correlações existentes entre a paisagem e o território nos estudos sobre organização do espaço rural. Do mesmo modo que o espaço, numa visão geográfica, é amplo e dinâmico, sofrendo uma série de transformações na sua construção e produção a partir das inter-relações entre a sociedade e a natureza, a paisagem também possui esse caráter dinâmico, ainda que muitas abordagens enxerguem a mesma apenas superficialmente limitando-se aos aspectos visíveis do real. O caráter produtivo é que direciona a produção do espaço rural. A manifestação concreta das transformações econômicas no rural está presente na paisagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sergio Fajardo, Professor do Departamento de Geografia - UNICENTRO (Guarapuava - PR)

Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR), em Guarapuava - PR. Doutor em Geografia pela UNESP, Campus de Presidente Prudente - SP (2007) e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2000) onde também se graduou em Geografia (1997). Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária, Econômica e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Espaço Rural, Desenvolvimento Regional, Organização do Espaço, Estudos Agrários, Cooperativismo Agropecuário, Paisagem Regional, Territorialidade Corporativa, Setor Agroindustrial, Agricultura Familiar, Economia Regional e Território, Categorias Geográficas e Epistemologia da Geografia.

Publicado

2010-06-15

Cómo citar

FAJARDO, S. CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESPAÇO RURAL A PARTIR DO ENFOQUE ECONÔMICO DA PAISAGEM E DO TERRITÓRIO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 34, p. 225–234, 2010. DOI: 10.14393/RCG113416020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16020. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos