ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE DOMINAÇÃO DO CAPITAL SOBRE O TRABALHO NO ÂMBITO DA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA

Autores/as

  • José Roberto Nunes de Azevedo Editor fundador da Revista Cosmos

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113516019

Palabras clave:

Agroindústria, Capitalismo, Técnica, Tecnologia, Trabalho

Resumen

O objetivo do trabalho é apresentar algumas considerações sobre o processo de expansão do capital canavieiro no Brasil, com destaque para Mato Grosso do Sul, tendo em vista o processo crescente de desenvolvimento das forças produtivas, na qual ocorre o desenvolvimento das técnicas, o aperfeiçoamento produtivo, alicerçado, pois, na intensa subordinação do trabalho ao capital, sendo que o reflexo disto é a concentração e centralização de capitais, que tende a acentuar o caráter de subjugação do Brasil na atual divisão internacional do trabalho, na medida em que apesar de industrializado não alcançou a independência econômica e política das nações imperialistas, estando circunscrito aos seus tentáculos. Para o desen volvimento do trabalho utilizamos dados e informações coletadas em trabalhos de campo, entrevistas, bem como, ampla revisão bibliográfica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Roberto Nunes de Azevedo, Editor fundador da Revista Cosmos

Mestre em Geografia pela UFGD (2008), com Licenciatura Plena e Bachareado (2005) na mesma disciplina pela FCT/UNESP. Editor fundador da Revista Cosmos. Membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho e do Laboratório de Ensino de Geografia-UFU. Atualmente leciona na condiçao de professor titular de Geografia da rede oficial de ensino do Estado de SP.

Publicado

2010-09-15

Cómo citar

AZEVEDO, J. R. N. de. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE DOMINAÇÃO DO CAPITAL SOBRE O TRABALHO NO ÂMBITO DA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 35, p. 84–99, 2010. DOI: 10.14393/RCG113516019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16019. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos