POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE AS MATRIZES DE TRANSPORTES TERRESTRES NO NORTE DE MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG103216005Palabras clave:
Norte de Minas, infra-estrutura, transportes terrestres, modernizaçãoResumen
Os sistemas de transportes articulam e promovem a circulação de pessoas, mercadorias, serviços e informações dentro dos territórios, bem como favorece a expansão do sistema capitalista. O objetivo desse trabalho é comparar o processo de implantação e expansão da infra-estrutura de transportes terrestres, a ferrovia e a rodovia, no período de 1910 a 2008, analisando a sua contribuição para o processo de modernização econômica da mesorregião Norte de Minas Gerais. Utilizou-se estudos bibliográficos e dados de fontes primárias e secundárias que permitiram a comparação entre os meios de transportes terrestres. A expansão da ferrovia e rodovia esteve associada à política de modernização conservadora que favoreceu a expansão do sistema capitalista no Norte de Minas Gerais. No processo de expansão há maior investimento no modal rodoviário, o que significou condições privilegiadas da produção industrial, agropecuária e agroindustrial.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Luiz Andrei Goncalves Pereira, Simone Narciso Lessa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.