INFLUÊNCIA DO ATERRO MUNICIPAL DE MANAUS SOBRE AS ÁGUAS SUPERFICIAIS DA CIRCUNVIZINHANÇA: UM ENFOQUE AO ESTUDO DE METAIS PESADOS

Autores/as

  • Dorian Lesca de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Genilson Pereira Santana Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113415989

Palabras clave:

Aterro, Chorume, Metais pesados, Água

Resumen

Este estudo analisou as concentrações de metais pesados (Al, Ba, Cd, Co, Cr, Cu, Fe, Mn, Ni, Pb e Zn) por espectrometria de absorção atômica de chama (FAAS) e variáveis físico-químicas (pH, condutividade elétrica e temperatura) in situ em amostras de águas superficiais da circunvizinhança do Aterro Municipal de Manaus e chorume. Amostras de água e chorume foram coletadas no período de estiagem e chuvoso com o objetivo de verificar a influência antrópica sobre o sistema hídrico composto pelos Igarapés: Matrinxã, Aracu, Acará, e Bolívia. Os dados obtidos foram submetidos a duas análises estatísticas exploratórias: Análise de Componente Principal (PCA) e Análise de Agrupamento Hierárquico (HCA). Os resultados indicaram concentrações de metais pesados distintos conforme a estação do ano e elemento. A PCA revelou correlações significativas entre: Al, Cd, Fe, Mn, Ni e Pb assim como Zn e Co. A HCA e PCA mostraram que as características do sistema hídrico são semelhantes ao chorume na estiagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dorian Lesca de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Profa. M. Sc. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Genilson Pereira Santana, Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Química pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Química Analítica e Doutor em Físico-Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Associado da Universidade Federal do Amazonas, onde lenciona as disciplinas de Química Analítica e Química Ambiental. Desenvolve pesquisa na área de metais pesados em ambientes poluidos, analisando os solos, sedimentos, água, peixes e plantas. Além disso, estuda a capacidade de plantas em absorve metais pesados com o objetivo de realizar a remediação de ambientes poluídos.

Publicado

2010-06-15

Cómo citar

OLIVEIRA, D. L. de; SANTANA, G. P. INFLUÊNCIA DO ATERRO MUNICIPAL DE MANAUS SOBRE AS ÁGUAS SUPERFICIAIS DA CIRCUNVIZINHANÇA: UM ENFOQUE AO ESTUDO DE METAIS PESADOS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 34, p. 75–83, 2010. DOI: 10.14393/RCG113415989. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15989. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos