SUBSÍDIOS PARA O MANEJO DA VISITAÇÃO NA PRAIA DE CARIMÃ, RAPOSA - MA

Autores/as

  • Giselle Matos Ribeiro Piorski
  • Lenisa Nina Gomes ECOMAP
  • José Ribamar Pinheiro Junior Secretaria Municipal de Meio Ambiente
  • Nivaldo Magalhães Piorski Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG103215961

Palabras clave:

Capacidade de carga, Limite Aceitável de Câmbio, dunas, praia

Resumen

O turismo incipiente da praia de Carimã (Raposa-MA) vem aumentando nos últimos anos. A fragilidade do ambiente, decorrente de sua evolução nos últimos 16 anos, incentivou este estudo com o objetivo de fornecer indicadores úteis para o planejamento e uso sustentado da área. Informações sobre o ambiente e a definição dos indicadores foram baseadas na metodologia do Limite Aceitável de Câmbio que emprega uma abordagem qualitativa, permitindo a tomada de decisões sobre usos e ações para uma área. Análise de imagens de satélites, associada a trabalhos de campo, permitiu classificar as unidades de paisagem em duna com vegetação, duna sem vegetação, planície pré-dunar, borda da praia e praia. Transectos realizados ao longo da área de estudo permitiram coletar informações sobre as características ecológicas e de uso. Posteriormente, as informações foram sistematizadas para a definição de Classes de Oportunidades, permitindo uma segunda categorização do ambiente quanto às condições biofísicas, de uso e de manejo. Os resultados indicaram que as áreas de maior uso no Carimã são as praias e as planícies pré-dunar. Nestas áreas o principal problema está relacionado à deposição de dejetos que reduzem o valor paisagístico e a balneabilidade do ambiente. Para todos os ambientes analisados, as ações de manejo recomendadas são simples e de baixo custo, podendo ser implementadas em um curto espaço de tempo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nivaldo Magalhães Piorski, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Zoologia com experência em elaboração de planos de manejo e análises ambientais, além de pesquisador na área de Ictiologia.

Publicado

2010-01-04

Cómo citar

PIORSKI, G. M. R.; GOMES, L. N.; PINHEIRO JUNIOR, J. R.; PIORSKI, N. M. SUBSÍDIOS PARA O MANEJO DA VISITAÇÃO NA PRAIA DE CARIMÃ, RAPOSA - MA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 32, p. 212–226, 2010. DOI: 10.14393/RCG103215961. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15961. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos