ORDENAMENTO TERRITORIAL E SUSTENTABILIDADE: UM DIÁLOGO POSSÍVEL?

Autores/as

  • Josandra Araújo Barreto de Melo Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG113315930

Palabras clave:

Território e Geografia, Ordenamento Territorial, Sustentabilidade

Resumen

No contexto atual em que emerge a necessidade de intervenção sobre o território, objetivando a adoção de atitudes que possibilitem uma relação menos conflituosa entre sociedade-natureza, as estratégias de ordenamento territorial apresentam-se com especial relevância, tendo em vista que procuram compatibilizar as necessidades da sociedade relativas à ocupação e uso do solo com a capacidade de suporte do território. Dessa forma, pretende-se apresentar a gênese do conceito de território e sua evolução, expressa a partir das diversas abordagens, representativas das diferentes correntes teórico-metodológicas da Geografia para, a partir de então, discutir a importância do ordenamento territorial e suas potencialidades para uma efetiva implementação dos princípios da sustentabilidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Josandra Araújo Barreto de Melo, Universidade Estadual da Paraíba

A autora é geógrafa, professora do curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. Encontra-se cursando pós-graduação, em nível de doutorado, na Universidade Federal de Campina Grande, no programa de Pós-graduação em Recursos Naturais.

Publicado

2010-03-22

Cómo citar

MELO, J. A. B. de. ORDENAMENTO TERRITORIAL E SUSTENTABILIDADE: UM DIÁLOGO POSSÍVEL?. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 33, p. 220–229, 2010. DOI: 10.14393/RCG113315930. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15930. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos