ZONEAMENTO AGROECOLÓGICO PARA ESPÉCIES DE EUCALIPTO NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113415906Palabras clave:
eucalipto, Balanço Hidrico, Sistema de Informações Geográficas, temperaturaResumen
A cultura do eucalipto representa a base econômica florestal no estado do Espírito Santo, entretanto a atual oferta deste produto não atende à demanda. A busca por alta qualidade da madeira, alta produtividade, rápido crescimento e a implantação de novas áreas de cultivo de espécies florestais devem passar pela delimitação de áreas edafoclimaticamente aptas às culturas. Neste trabalho gerou-se os mapas do zoneamento agroecológico das espécies Eucalyptus grandis, Eucalyptus urophylla, Eucalyptus urograndis e Corymbia citriodora, para o Espírito Santo. As exigências edafoclimáticas utilizadas nos zoneamentos basearam-se nos dados das regiões de origem das espécies. Para os cálculos dos balanços hídricos, utilizaram-se dados de precipitação e temperatura de 110 estações pluviométricas localizadas no estado e regiões circunvizinhas. A partir do cruzamento de mapas de déficit hídrico, temperatura do ar, precipitação, solos, unidades de conservação e áreas de preservação permanentes, geraram-se os mapas de aptidão agroecológica das espécies para o estado. Verificou-se uma boa aptidão à implantação dos eucaliptos apresentando, contudo uma grande variabilidade espacial entre as áreas de aptidão de cada espécie no território capixaba.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Huezer Viganô Sperandio, Wesley Augusto Campanharo, Roberto Avelino Cecílio, Mauro Eloi Nappo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.