ESTUDO DA DINÂMICA DE MACROALGAS EM FLUTUANTES DE DUAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS NA BACIA DO TARUMÃ-MIRIM (ÁREA RURAL DE MANAUS/AM) POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG113315877Palabras clave:
Ecologia Aquática, Educação Ambiental, Bacia Hidrografia, Algas, Amazônia CentralResumen
O presente estudo faz parte de um projeto voltado para Educação ambiental na bacia do Tarumã-Mirim. Em abril/2008 seis alunos do ensino fundamental acompanharam, por quinze dias, a presença de macroalgas em três flutuantes da comunidade Nossa Senhora de Fátima, a flutuação do nível do igarapé nesses flutuantes e a distância entre a sede da comunidade o porto principal. Também foi feito o levantamento das macroalgas na comunidade Nossa Senhora do Livramento. Macroalgas estiveram presentes em todos os locais, em ambas as comunidades. A distância entre a sede da comunidade e o flutuante principal variou 1,4 metros; a variação do nível de água no igarapé foi de 0,33 a 0,92 metros. As características químicas da água foram semelhantes (ácidas e pouco mineralizadas). Os alunos verificaram que a presença das macroalgas esteve mais relacionada com as características físicas dos locais (substrato estável e incidência de luz solar).Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Domitila Pascoaloto, Terezinha de Jesus Gonçalves, Maria do Socorro Rocha da Silva, Vanessa Karem Carvalho Lins, Mário Andrei de Oliveira Conrado, Maria da Conceição Negrão Alves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.