FATORES EDÁFICOS INFLUENCIANDO NA ESTRUTURA DE FITOFISIONOMIAS DO CERRADO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG92515733Palabras clave:
Cerrado, Estação Ecológica do Panga, Estrutura fitossociológica, Fertilidade do soloResumen
O objetivo deste trabalho foi analisar a influência da fertilidade do solo na estrutura fitossociológica e distribuição das espécies em um gradiente de formas fisionômicas do Cerrado, na Estação Ecológica do Panga, Uberlândia - MG. O levantamento fitossociológico das lenhosas foi realizado em parcelas de 10 x 20 m, ao longo de dois transectos, sobre as formações campo sujo, cerrado sensu stricto, cerrado denso, cerradão distrófico, cerradão mesotrófico e mata semidecídua. Amostras de solo foram coletadas nas profundodades de 0-10, 10 a 20 e 20 a 40 cm. No total foram amostrados 9909 indivíduos pertencentes a 183 espécies e 58 famílias. Cinquenta e sete espécies foram exclusivas de formações florestais. Destas, 27 foram amostradas somente na mata semidecídua, 9 no ceradão mesotrófico e 5 no cerradão distrófico. Quinze espécies foram comuns a pelo menos duas formas fisionômicas. Do total, 40 espécies foram exclusicas às formações savânicas e 89 foram comuns a formações florestais e não florestais. A densidade de espécies lenhosas aumentou do campo sujo para o cerrrado denso, em formações não floestais e, diminuiu do cerradão distrófico para a mata semidecídua, nas formações florestais, ao longo do gradiente de fertilidade do solo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2008 Maria Inês Cruzeiro Moreno, Ivan Schiavini, Mundayatan Haridasan
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.