FATORES EDÁFICOS INFLUENCIANDO NA ESTRUTURA DE FITOFISIONOMIAS DO CERRADO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG92515733Keywords:
Cerrado, Estação Ecológica do Panga, Estrutura fitossociológica, Fertilidade do soloAbstract
O objetivo deste trabalho foi analisar a influência da fertilidade do solo na estrutura fitossociológica e distribuição das espécies em um gradiente de formas fisionômicas do Cerrado, na Estação Ecológica do Panga, Uberlândia - MG. O levantamento fitossociológico das lenhosas foi realizado em parcelas de 10 x 20 m, ao longo de dois transectos, sobre as formações campo sujo, cerrado sensu stricto, cerrado denso, cerradão distrófico, cerradão mesotrófico e mata semidecídua. Amostras de solo foram coletadas nas profundodades de 0-10, 10 a 20 e 20 a 40 cm. No total foram amostrados 9909 indivíduos pertencentes a 183 espécies e 58 famílias. Cinquenta e sete espécies foram exclusivas de formações florestais. Destas, 27 foram amostradas somente na mata semidecídua, 9 no ceradão mesotrófico e 5 no cerradão distrófico. Quinze espécies foram comuns a pelo menos duas formas fisionômicas. Do total, 40 espécies foram exclusicas às formações savânicas e 89 foram comuns a formações florestais e não florestais. A densidade de espécies lenhosas aumentou do campo sujo para o cerrrado denso, em formações não floestais e, diminuiu do cerradão distrófico para a mata semidecídua, nas formações florestais, ao longo do gradiente de fertilidade do solo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2008 Maria Inês Cruzeiro Moreno, Ivan Schiavini, Mundayatan Haridasan
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.