SISTEMA DE TRATAMENTO ALTERNATIVO DE EFLUENTES UTILIZANDO MACRÓFITAS AQUÁTICAS: UM ESTUDO DE CASO DO TRATAMENTO DE EFLUENTES FRIGORÍFICOS POR Pistia stratiotes e Eichhornia crassipes

Autores/as

  • Artur Monteiro Leitão Júnior PET Geografia - UFU
  • Dayane Zandonadi Soares PET Geografia - UFU
  • Alfredo Arantes Guimarães Universidade Federal de Uberlândia
  • José Luís Bianchi Universidade Federal de Uberlândia
  • Leonardo Dias Rezende Universidade Federal de Uberlândia
  • Genilda Maria de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG82315659

Palabras clave:

Tratamento de efluentes, Macrófitas aquáticas, Frigoríficos

Resumen

De acordo com Braile (1983), efluente é uma "substância líquida, com predominância de água, contendo moléculas orgânicas ou inorgânicas das substâncias que não se precipitam por gravidade�?. Assim, diante da necessidade de tratamento dos efluentes, as macrófitas aquáticas Eichhornia crassipes (aguapé) e Pistia stratiotes (alface d'água), as quais possuem o papel de purificação dos corpos hídricos, foram utilizadas para este fim; nesse caso, testou-se experimentalmente o desempenho das referidas macrófitas no tratamento secundário, sem o tratamento prévio, do efluente frigorífico das linhas mista e vermelha. Para avaliação do desempenho, realizaram-se análises visuais e físico-químicas, as quais demonstraram que a utilização desses organismos diretamente sobre o efluente bruto não mostrou eficácia, em virtude da mortalidade das plantas. Não obstante, vale salientar que as experiências não-exitosas indicam a necessidade de adequação das metodologias, buscando sempre técnicas mais eficientes e acessíveis economicamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2007-10-19

Cómo citar

LEITÃO JÚNIOR, A. M.; SOARES, D. Z.; GUIMARÃES, A. A.; BIANCHI, J. L.; REZENDE, L. D.; OLIVEIRA, G. M. de. SISTEMA DE TRATAMENTO ALTERNATIVO DE EFLUENTES UTILIZANDO MACRÓFITAS AQUÁTICAS: UM ESTUDO DE CASO DO TRATAMENTO DE EFLUENTES FRIGORÍFICOS POR Pistia stratiotes e Eichhornia crassipes. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 8, n. 23, p. 8–19, 2007. DOI: 10.14393/RCG82315659. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15659. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos