SISTEMA DE TRATAMENTO ALTERNATIVO DE EFLUENTES UTILIZANDO MACRÓFITAS AQUÃTICAS: UM ESTUDO DE CASO DO TRATAMENTO DE EFLUENTES FRIGORÃFICOS POR Pistia stratiotes e Eichhornia crassipes
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG82315659Palabras clave:
Tratamento de efluentes, Macrófitas aquáticas, FrigoríficosResumen
De acordo com Braile (1983), efluente é uma "substância líquida, com predominância de água, contendo moléculas orgânicas ou inorgânicas das substâncias que não se precipitam por gravidade�?. Assim, diante da necessidade de tratamento dos efluentes, as macrófitas aquáticas Eichhornia crassipes (aguapé) e Pistia stratiotes (alface d'água), as quais possuem o papel de purificação dos corpos hídricos, foram utilizadas para este fim; nesse caso, testou-se experimentalmente o desempenho das referidas macrófitas no tratamento secundário, sem o tratamento prévio, do efluente frigorífico das linhas mista e vermelha. Para avaliação do desempenho, realizaram-se análises visuais e físico-químicas, as quais demonstraram que a utilização desses organismos diretamente sobre o efluente bruto não mostrou eficácia, em virtude da mortalidade das plantas. Não obstante, vale salientar que as experiências não-exitosas indicam a necessidade de adequação das metodologias, buscando sempre técnicas mais eficientes e acessíveis economicamente.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2007 Artur Monteiro Leitão Júnior, Dayane Zandonadi Soares, Alfredo Arantes Guimarães, José Luís Bianchi, Leonardo Dias Rezende, Genilda Maria de Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.