O COMÉRCIO E SERVIÇOS AMBULANTES: UMA DISCUSSÃO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG82315656Palabras clave:
área central, comércio informal, camelôs e ambulantesResumen
Este trabalho tem como objetivo compreender a expansão do comércio informal na área central das cidades, sua estratégia de localização, identificando as categorias funcionais dessa atividade econômica. É de suma importância entender também, as transformações ocorridas na paisagem em função dos camelôs e ambulantes. Devido à grande diversidade de produtos comercializados e de alguns serviços prestados no âmbito da Ã?rea Central, foi necessário estabelecer a classificação das categorias vinculadas às atividades econômicas nos espaços públicos, com base no estudo de Yazigi (2000) e Ribeiro Filho (2004). Essas categorias foram agrupadas de acordo com os produtos comercializados nas barracas, bancas e tabuleiros. Nota-se a assimilação e reprodução das contradições inerentes aos processos sócio-espaciais, de modo específico à dinâmica da Ã?rea Central, no que tange à expansão da economia informal e, por conseguinte, o crescimento dos camelôs nesta área das metrópoles e cidades de porte médio. A partir das evidências que surgiram no decorrer do processo do estudo podem aparecer novas indagações para futuros estudos sobre a economia informal, com destaque para os ambulantes/camelôs.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2007 Camila Kazumi Kitamura, Mariana Miranda, Vitor Ribeiro Filho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.