GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS EM UNAÍ - MG: OS USOS MÚLTIPLOS DAS ÁGUAS E SUAS IMPLICAÇÕES SÓCIO-AMBIENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG92615604Palabras clave:
recursos hídricos, usos múltiplos, conflitos sócio-ambientais, gestão ambientalResumen
Os recursos hídricos se caracterizam entre os demais recursos naturais, como elementos essenciais a existência do meio físico e social. Com o desenvolvimento técnico e científico, alcançado nas últimas décadas pela atual sociedade, tem havido um aumento nas atividades que demandam o uso da água, atividades estas que, por muitas vezes, não ponderam sobre a essencialidade da água. A presente pesquisa busca analisar o processo de gestão das águas no município mineiro de Unaí, através da compreensão de suas formas de apropriação, uso, manejo e participação popular na tomada de decisões em assuntos atinentes à água, sobretudo por seu potencial de conflito entre os diversos usuários, capaz de gerar implicações sociais e ambientais. O estudo de caso em Unaí apontou a necessidade de ações mais efetivas das instituições responsáveis e dos demais envolvidos sobre o processo de gestão ambiental de recursos hídricos no município, algo que deve abarcar, sobretudo, um olhar mais aguçado sobre gestão dos atores sob o território. Palavras-chave: recursos hídricos- usos múltiplos- conflitos sócio-ambientais- gestão ambientalDescargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2008 Ruth Elias de Paula Laranja, Leonardo Martins Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.