DIAGNOSTICO AMBIENTAL E ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA MICROBACIA DO CÓRREGO LANHOSO EM UBERABA - MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG92515577Palabras clave:
Deterioração, morfometria, paisagem, bacia hidrográfica, CerradoResumen
Com objetivo de diagnosticar a deterioração socioeconômica, ambiental e avaliar as características morfométricas da microbacia do Córrego Lanhoso. Visitou-se a área de estudo, aplicou-se questionários numa amostra da população local e fez-se uma análise morfométrica da área numa carta topográfica do IBGE (Folha Uberaba). A deterioração calculada para o fator social (S) foi 43%, índice este considerado médio. Para o fator econômico (E) obteve-se 54 %, valor médio-alto. Para o fator tecnológico (T) obteve-se 47%, valor médio. Para o fator sócio-econômico (S+E+T) obteve-se 45%, valor médio. Para o fator ambiental obteve-se 37%, valor ainda baixo na região. Observa-se a preservação das cabeceiras da nascente e algumas práticas de manejo e conservação do solo, porém ocorre um alto índice de desmatamento ao longo do Córrego, inclusive da mata ciliar. A caracterização morfométrica da microbacia descreve uma forma mais alongada, sendo comprovado pelo Ic de 0,50, Kc de 1,40 e Kf de 0,50, além da Dd de 1,46 km/km2 e a declividade da bacia de 1,86%. Estes valores associados mostram uma área sem problemas de enchentes e erosões ao longo do córrego. Os índices obtidos não caracterizaram uma deterioração ambiental elevada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2008 Jose Luiz Rodrigues Torres, Adelar José Fabian, Ariana Lucia da Silva, Elisângela de J Pessoa, Eliene de F Resende
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.