A QUESTÃO DA TRANSVERSALIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AGROECOLÓGICA E AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG82015518Palabras clave:
Educação, Meio ambiente, AgroecologiaResumen
Hoje, está constatado cientificamente que o manejo da cultura de cultura determina a qualidade do solo. As técnicas agrícolas tradicionais apresentam conseqüências que demonstram sua insustentabilidade. As limitações de produção, redução dos índices de produção e da qualidade dos produtos agrícolas, são resultados da exploração intensiva dos recursos naturais.As interferências, no entanto, não se limita apenas ao campo ecológico.O presente trabalho pretende identificar atividades que promovam a integração entre os Sistemas e da Educação Ambiental na Educação Formal. Os sistemas agroflorestais surgem como instrumentos alternativos na recuperação de áreas degradadas, com um sistema de produção dinâmico que combina culturas agrícolas com outras plantas, juntando espécies nativas com culturas introduzidas que melhoram o solo e aumentam a vida na terra, melhorando a qualidade de vida e recuperando áreas degradadas por sistemas tradicionais. Para utilizar então o sistema agroflorestal como ferramenta na formação de cidadãos conscientes do seu papel em relação ao meio ambiente é que se procurou inserir nos conteúdos programáticos de diferentes áreas de conhecimentos, o estudo da agrofloresta como forma de educação ambiental além da construção de planos de aula para facilitar o trabalho em sala.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2007 Maria das Dores Parreira Gomes, Maria Sallydelândia Sobral de Farias, Vanda Maria de Lira, Euler Soares Franco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.