PAISAGEM, CULTURA E IDENTIDADE: OS POLONESES EM RIO CLARO DO SUL, MALLET (PR)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG82115512Palabras clave:
Identidade cultural, paisagem, poloneses, Rio Claro do SulResumen
A presente pesquisa parte de uma abordagem humanístico-cultural - a fenomenologia, com contribuições específicas da arquitetura e da sociologia para analisar as ações, as relações, os significados e decodificar as simbologias que transformam os "espaços" em "lugares". Apresenta-se uma discussão sobre paisagem, identidade cultural, "raça" e etnicidade tendo como pano de fundo a comunidade do distrito de Rio Claro do Sul, Mallet - PR, de onde inicialmente foram destacados elementos arquitetônicos intimamente relacionados com a identidade étnica dos que habitam o lugar, marcadamente os poloneses, para em seguida traçar considerações sobre as imagens como portadoras de simbolismo e como fonte de dados para o despertar do imaginário, partindo finalmente para uma proposta de caracterização do que vem a ser a identidade étnica polonesa no distrito. Percebeu-se inicialmente uma perda e alteração de elementos arquitetônicos na paisagem, além da inserção de novos, de onde se procurou demonstrar as relações entre a imagem ambiental (dado) e sua contribuição para o imaginário (processo).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2007 Alcimara Aparecida Foetsch
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.