CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO GEOGRÁFICO DO MUNICÍPIO DE NANUQUE (MG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG61515390Palabras clave:
Nanuque, Vale do Rio Mucuri, Leste MineiroResumen
A pesquisa se propõe realizar um levantamento dos aspectos geográficos do município de Nanuque - MG analisando os elementos físicos, conjugados com as atividades humanas realizadas ao longo dos tempos e que interferem no ciclo natural da evolução terrestre. Alguns equívocos que perduraram por muitos anos na geografia do município, como a sua posição geográfica dentro do Estado, mudanças do clima devido a diminuição da vegetação nativa foram reparados. Com relação ao meio físico de Nanuque as referências bibliográficas específicas combinadas com o trabalho efetuado no campo apontam para uma região que se encontra em equilíbrio. A atuação antrópica só foi expressiva quando da retirada de grande parte da cobertura vegetal e pela urbanização. Entretanto, a questão de equilíbrio e desequilíbrio, ainda, provoca muitas discussões entre os pesquisadores que perseguem um método que expresse e quantifique com exatidão o grau de um, possível, desequilíbrio ambiental provocado pelo homem. Tentamos neste trabalho não sermos apenas repetidores de pensamentos, mas sim parceiros dos pesquisadores que nos deram, através de suas obras, para a realização desta pesquisa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2006 Sebastião Pinheiro Gonçalves de Cerqueira Neto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.