SISTEMAS INTEGRADOS DE CULTIVO E PECUÁRIA EM TERRAS BAIXAS DO SUL DO BRASIL: IMPLICAÇÕES SOBRE ATRIBUTOS FÍSICOS E ESTOQUES DE CARBONO ORGÂNICO DO SOLO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2610676190

Palabras clave:

Qualidade do solo, Sustentabilidade, Arroz, Soja, Planossolo

Resumen

Solos de terras baixas apresentam-se em condições de elevado hidromorfismo, dificultando o cultivo de espécies de sequeiro e adoção dos princípios da agricultura conservacionista. A rotação de culturas, com espécies de interesse econômico, visa à sustentabilidade dos sistemas de produção e à melhoria da qualidade física do solo. Objetivou avaliar a influência de sistemas integrados de cultivos anuais de grãos e de pecuária sobre a qualidade física e química de um Planossolo. O estudo avaliou quatro áreas agrícolas, localizadas nos municípios de Capão do Leão e Arroio Grande no RS, com coletas de amostras indeformadas nas camadas 0,00-0,05 m, 0,05-0,10 m e 0,10-0,20 m considerando os atributos físicos (densidade, porosidade, agregados estáveis e curva de retenção de água do solo), e químico (estoques de carbono orgânico). Concluiu-se que o sistema integrado constituído por lavoura-pecuária sob camalhões de base larga apresentou limitações na qualidade física do solo, com menores valores médios de porosidade total e de estoques de carbono, provavelmente pela carga animal adotada. Verificou-se que a qualidade do solo em terras baixas, pode ser melhorada pelo uso da rotação de culturas anuais (soja) e pelo aumento das taxas anuais de adição de resíduos orgânicos em sistemas integrados de cultivos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Jardel Böhmer Junior, Universidade Federal de Pelotas

    Bacharel em Agroecologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e mestre em ciências, na área de concentração em Manejo e Conservação do Solo e da Água pela pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

  • Cláudia Liane Rodrigues de Lima, Universidade Federal de Pelotas

    Engenheira agrícola pela Universidade Federal de Pelotas, mestre em ciências, na área de concentração em Solos pela Universidade Federal de Pelotas, doutora em solos e nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP) com pós doutorado em Ciência do Solo, realizado na Universidade Federal de Santa Maria.

  • Lizete Stumpf, Universidade Federal de Pelotas

    Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Pelotas, mestre e doutora em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas.

  • Adilson Luís Bamberg, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

    Engenheiro Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas, mestre e doutor em ciências, na área de concentração em Solos pela Universidade Federal de Pelotas. Pesquisador A da Embrapa Clima Temperado.

  • Karen Raquel Pening Klitzke, Universidade Federal de Pelotas

    Bacharel em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas, mestre em Ciências, na área de concentração em Manejo e Conservação do Solo e da Água pela Universidade Federal de Pelotas.

Publicado

2025-08-07

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

BÖHMER JUNIOR, Jardel; LIMA, Cláudia Liane Rodrigues de; STUMPF, Lizete; BAMBERG, Adilson Luís; KLITZKE, Karen Raquel Pening. SISTEMAS INTEGRADOS DE CULTIVO E PECUÁRIA EM TERRAS BAIXAS DO SUL DO BRASIL: IMPLICAÇÕES SOBRE ATRIBUTOS FÍSICOS E ESTOQUES DE CARBONO ORGÂNICO DO SOLO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 26, n. 106, p. 148–162, 2025. DOI: 10.14393/RCG2610676190. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/76190. Acesso em: 5 dec. 2025.