DANOS SOCIOAMBIENTAIS E ECONÔMICOS DOS FENÔMENOS HIDROLÓGICOS EM POPULAÇÃO RIBEIRINHA DO RIO CARAHÁ, LAGES-sc
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610576133Palabras clave:
Impactos, Mitigação, Percepção ambiental, VulnerabilidadeResumen
Este estudo avaliou os danos ambientais, sociais e econômicos decorrentes de fenômenos hidrológicos, como inundações e alagamentos, na população ribeirinha do rio Carahá, em Lages/SC. A pesquisa se concentrou na percepção dos moradores afetados pelos desastres, identificando como esses eventos impactam a qualidade da água, a saúde pública, a infraestrutura e a segurança das comunidades. Os dados foram coletados por meio de entrevistas estruturadas e grupos focais, envolvendo 104 residências localizadas em áreas de risco ao longo do rio. Os resultados revelaram que 86,54% dos entrevistados percebem a qualidade da água como ruim, enquanto 59,62% relataram ter sido diretamente afetados por inundações. Os prejuízos econômicos e a ausência de medidas preventivas adequadas foram identificados como fatores que ampliam a vulnerabilidade socioeconômica das famílias. A partir desses resultados, foram propostas estratégias de mitigação, incluindo a adoção de soluções de infraestrutura sustentável e ações de educação ambiental. O estudo fornece subsídios para políticas públicas voltadas à redução dos danos causados por desastres hidrológicos e o fortalecimento da resiliência da comunidade ribeirinha.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Vinicius Nascimento, Valter Antonio Becegato, Filipe Antonio Wroblescki, Sabrina Antunes Vieira, Flávio José Simioni

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




