COMPLETITUDE GEOGRÁFICA DA AVIAÇÃO REGIONAL EM MINAS GERAIS: DISTRIBUIÇÃO E ACESSIBILIDADE AEROPORTUÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2610676126Palavras-chave:
Aviação regional, Geoprocessamento, Acessibilidade geográficaResumo
Este estudo investiga a distribuição dos aeródromos no Estado de Minas Gerais, Brasil, e diagnostica o potencial da contribuição de voos regionais para o desenvolvimento econômico no Estado, avaliando geograficamente se esse sistema atende às demandas atuais e futuras da população. A metodologia emprega geoprocessamento para oferecer uma visão abrangente das dinâmicas territoriais que promovam a conectividade e o crescimento sustentável da aviação regional. Foram identificadas lacunas na completitude geográfica da aviação regional, destacando áreas com baixa acessibilidade e potencial para implantação ou reativação de voos regionais que atendam às demandas socioeconômicas locais. O estudo enfatiza a necessidade de abordagens inovadoras e a integração entre os modos de transporte aéreo e rodoviário para garantir um desenvolvimento econômico equitativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Henrique Ferreira, Anna Carolina Corrêa Pereira, Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.





