NARRATIVA DO COTIDIANO: POBREZA E PRIVAÇÃO SOCIAL NO LIVRO QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA DE CAROLINA MARIA DE JESUS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510273384

Keywords:

Desigualdades socioespaciais, Literatura, Geografia urbana

Abstract

Existem diversas obras da literatura que retratam e denunciam as problemáticas sociais brasileiras. Dentre os principais problemas sociais representados nos livros está a pobreza, entendida, aqui, por meio do conceito de privação social. O presente trabalho, reconhecendo a importância de obras literárias para pensar condições sociais, tem o objetivo de identificar no livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, de autoria de Carolina Maria de Jesus, relatos que expressam situações de privação social que acontecem no cotidiano da autora. A pesquisa é de natureza qualitativa, com utilização da técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram a identificação de diferentes privações presentes no cotidiano relatado por Carolina Maria de Jesus, sendo possível discutir questões de privação à alimentação, à moradia, às vestimentas e ao saneamento básico, o que resulta em diferentes problemáticas atreladas à saúde física e mental. Também foi possível discutir acerca do cotidiano na cidade. Considera-se, finalmente, que a escrita de Carolina Maria de Jesus, acerca do seu próprio cotidiano, permite a construção de importantes reflexões referentes à pobreza e às desigualdades socioespaciais, manifestadas em situações de privação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carla Pizzuti Savian, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Geografia (Bacharelado) na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, com mobilidade acadêmica online na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSM. Pesquisadora e extensionista no Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) da UFSM.

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Especialização em Cartografia e Sensoriamento Remoto e em Geografia Populacional, Urbana e Econômica pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Geociências e no PPPGeo e Coordenadora dos Cursos Presenciais de Geografia Licenciatura e Geografia Bacharelado da UFSM. É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU - UFSM). Atua como docente credenciada/colaboradora no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional, vinculada ao polo do Instituto Federal Catarinense (IFC), Brusque/SC. 

Pedro Leonardo Cezar Spode, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Geografia (Licenciatura Plena e Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestrado em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO - UFSM). Atualmente é Doutorando em Geografia (PPGGEO - UFSM), desenvolvendo pesquisa que trata sobre o tema da Pobreza Urbana a partir da utilização do conceito de Privação Social, com aplicação empírica na área urbana de Santa Maria, Rio Grande do Sul (RS). Membro dos grupos de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Geografia da Saúde (NePeGS) e Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia Humana (LEPGHU).

Published

2024-12-02

How to Cite

SAVIAN, C. P.; BATISTA, N. L.; SPODE, P. L. C. NARRATIVA DO COTIDIANO: POBREZA E PRIVAÇÃO SOCIAL NO LIVRO QUARTO DE DESPEJO: DIÁRIO DE UMA FAVELADA DE CAROLINA MARIA DE JESUS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 102, p. 187–205, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510273384. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/73384. Acesso em: 21 dec. 2024.