DESENVOLVIMENTO DO ÍNDICE TURCLIMA: UMA METODOLOGIA PARA AVALIAR A VULNERABILIDADE E RESILIÊNCIA DE DESTINOS TURÍSTICOS COSTEIROS EM RELAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510272972Keywords:
Análise qualitativa-quantitativa, Eventos naturais extremos, Risco climático, TurismoAbstract
O turismo mundial atingiu 1,5 bilhão de visitantes internacionais em 2019, confirmando a força deste fenômeno social. Entretanto, as mudanças climáticas são uma ameaça global para o turismo, principalmente para os segmentos que dependem do clima como o de sol, praia e mar. Projeções mostram que os eventos naturais extremos devem aumentar em frequência e intensidade, provocando inundações repentinas, deslizamentos de terra, vendavais, bem como escassez de água. Poucos estudos avaliam a vulnerabilidade e a resiliência do turismo em relação a tais eventos e os que existem, apresentam perspectiva reducionista, com abordagem em partes e não em todo o sistema turístico. Neste contexto, este trabalho objetiva desenvolver um modelo genérico e inovador que integra a abordagem qualitativa e quantitativa para criar um índice de avaliação da vulnerabilidade e resiliência dos destinos turísticos costeiros em relação às mudanças climáticas, com foco em todo o sistema de turismo em nível de destino. Como resultado, 55 indicadores são apresentados para compor as nove dimensões do Índice TurClima, uma ferramenta promissora para auxiliar qualquer destino costeiro a mapear os fatores que causam vulnerabilidade (limitações) e aumentam a resiliência (oportunidades para adaptação) ante um clima em constante e rápida alteração.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Erick da Silva Santos, José Antônio Marengo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.