DESENVOLVIMENTO DO ÍNDICE TURCLIMA: UMA METODOLOGIA PARA AVALIAR A VULNERABILIDADE E RESILIÊNCIA DE DESTINOS TURÍSTICOS COSTEIROS EM RELAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Authors

  • Erick da Silva Santos Universidade Federal do Norte do Tocantins | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • José Antônio Marengo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais https://orcid.org/0000-0001-8578-7639

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510272972

Keywords:

Análise qualitativa-quantitativa, Eventos naturais extremos, Risco climático, Turismo

Abstract

O turismo mundial atingiu 1,5 bilhão de visitantes internacionais em 2019, confirmando a força deste fenômeno social. Entretanto, as mudanças climáticas são uma ameaça global para o turismo, principalmente para os segmentos que dependem do clima como o de sol, praia e mar. Projeções mostram que os eventos naturais extremos devem aumentar em frequência e intensidade, provocando inundações repentinas, deslizamentos de terra, vendavais, bem como escassez de água. Poucos estudos avaliam a vulnerabilidade e a resiliência do turismo em relação a tais eventos e os que existem, apresentam perspectiva reducionista, com abordagem em partes e não em todo o sistema turístico. Neste contexto, este trabalho objetiva desenvolver um modelo genérico e inovador que integra a abordagem qualitativa e quantitativa para criar um índice de avaliação da vulnerabilidade e resiliência dos destinos turísticos costeiros em relação às mudanças climáticas, com foco em todo o sistema de turismo em nível de destino. Como resultado, 55 indicadores são apresentados para compor as nove dimensões do Índice TurClima, uma ferramenta promissora para auxiliar qualquer destino costeiro a mapear os fatores que causam vulnerabilidade (limitações) e aumentam a resiliência (oportunidades para adaptação) ante um clima em constante e rápida alteração.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Erick da Silva Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Professor na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), concluiu doutorado em Ciência do Sistema Terrestre (INPE) com estágio na University of Sydney e University of Queensland (ambas na Austrália) financiada parcialmente pelo PRINT - Programa Institucional de Internacionalização da CAPES. Mestre em Meio Ambiente e Turismo (UNA), especialista em Ecoturismo (UFLA) e bacharel em Turismo (CEULP/ULBRA).

José Antônio Marengo, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

Tem graduação em Fisica y Meteorologia - Universidad Nacional Agraria (1981), mestrado em Ingenieria de Recursos de Agua y Tierra - Universidad Nacional Agraria (1987) em Lima, Peru e doutorado em Meteorologia - University of Wisconsin - Madison (1991) em EUA. Fez pós doutorado na NASA-GISS e Columbia University em Nova York e na Florida State University na Florida, EUA em modelagem climática. Foi coordenador científico da previsão climática do CPTEC INPE. Atualmente é pesquisador titular e Coordenador Geral de Pesquisa e Desenvolvimento no CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI, onde trabalha com eventos extremos, desastres naturais e redução de risco aos desastres. É professor na pós graduação do INPE. È membro de vários painéis internacionais das Nações Unidas ( IPCC, WMO) e é membro de grupos de trabalho no Brasil e no exterior sobre mudanças de clima, e mudanças globais . É consultor na área de estudos ambientais de mudanças globais, impactos, vulnerabilidade e adaptação as mudanças climáticas e parecerista de diversas revistas científicas e de agencias financiadoras nacionais e internacionais. É autor de mais de 250 artigos, capítulos de livros, livros, relatórios técnicos e trabalhos de congressos. Participa atualmente de vários projetos de pesquisa, com instituições brasileiras, inglesas, francesas e americanas, e têm intensificado atividades de docência e orientação de pesquisa, além de ser membro ativo em vários conselhos participativos de clima e hidrologia, mudanças climáticas e globais. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, clima, mudança de clima, e modelagem de clima. È coordenador de projetos de pesquisa nacionais e internacionais, e tem ocupado cargos administrativos no INPE onde foi Coordenador Geral do Centro de Ciência do Sistema Terrestre CCST de 2011-2014. Atualmente é membro do Comitê Científico do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, CLA y RE dos Relatórios do IPCC AR5 GT1 e 2, e é Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, e da The World Academy of Sciences (TWAS). Foi e membro do Comitê Assessor de Ciências Ambientais do CNPq, e atualmente é editor associado do International Journal of Climatology e da Annais da Academia Brasileira de Ciências.

Published

2024-12-02

How to Cite

SANTOS, E. da S.; MARENGO, J. A. DESENVOLVIMENTO DO ÍNDICE TURCLIMA: UMA METODOLOGIA PARA AVALIAR A VULNERABILIDADE E RESILIÊNCIA DE DESTINOS TURÍSTICOS COSTEIROS EM RELAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 102, p. 21–42, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510272972. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/72972. Acesso em: 21 dec. 2024.