ANALYSIS OF THE RELIABILITY OF LAND USE DATA REGISTERED IN THE CAR: CASE STUDY OF MARIANA/MG

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259869513

Keywords:

Rural Environmental Registry, Regularization, Reliability, Data

Abstract

The present article analyzes the reliability of land use data for rural properties declared in the Rural Environmental Registry (CAR). The registry was set up to obtain a single database of environmental and economic information on rural areas in Brazil. It is an instrument for environmental regularization, which allows producers to access agricultural credit and enables public bodies to conduct economic and environmental planning of the territory. It is essential that the information provided is as close to reality as possible, and the municipality of Mariana, in Minas Gerais, was chosen for this verification. The municipality was chosen because of its historical and economic importance. The base registered in the CAR was used to check the level of reliability of the registered data on land use and land cover, and two accuracy comparisons were made, one using the Google Earth image and the other using data from MapBiomas - collection 5. It was decided not to check the APP delimitations due to the complexity of obtaining reliable data for the analysis. The results showed that the data entered was of good quality, with a Kappa index of 0.75 and 0.69, respectively.

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Author Biographies

Flávia Las-Cazas de Brito, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Atualmente ocupa o cargo de Analista Ambiental Senior, na Vale S/A, sendo responsável pelas reservas legais dos imóveis da empresa e pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR). Atuação nos licenciamentos ambientais de mineração, com foco nas compensações ambientais, além da elaboração de material cartográfico para os processos de outorga e arqueologia.

Adriel Andrade Palhares, Universidade Federal de Minas Gerais

Adriel Andrade Palhares - MG - Brazil. He has a degree in Environmental and Sanitary Engineering (2013) from UNA University Center and a postgraduate degree in Occupational Safety Engineering from the Engineering School of Minas Gerais - FEAMIG (2015). He is a Master's student in the Graduate Program in Analysis and Modeling of Environmental Systems by the Institute of Geosciences at the Federal University of Minas Gerais - UFMG (2022). He works as Senior Environmental Analyst for the Federation of Industries of the State of Minas Gerais - FIEMG and has experience in medium and large companies in the petrochemical, metallurgical, mining, sanitation and environment consultancies and state environmental agency. His current research focuses on advanced geoprocessing and evolution of land cover and land use and occupation.

Marcelo Antônio Nero, Universidade Federal de Minas Gerais

Atualmente é Prof. Adjunto C, Nível 04, do Departamento de Cartografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), credenciado no Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais (linha de pesquisa de qualidade temática e orientação de mestrados e doutorado), orientador de alunos de iniciação científica, pesquisador/consultor do Laboratório de Geotecnologias (GEOTEC/IGC/UFMG), co-orientador de aluno de mestrado do PPG em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da UFMG. Além disso, é atualmente revisor de mais de 15 (quinze) periódicos científicos nacionais e internacionais. Realizou pós-doutorado na Universidade de Jaén (Espanha), sob orientação do Prof. Dr. Francisco Javier Ariza López, entre novembro e dezembro de 2021, na área de controle de qualidade de MDTs. Foi Prof. Formador I do Programa de pós-graduação latu sensu de Gestão de Instituições Federais de Educação Superior, subárea de Tecnologias, Universidade Aberta do Brasil (UAB), desde julho de 2019-2020. Adicionalmente, co-orientador de aluno de doutorado no programa de de Pós-Graduação em Engenharia Civil/Informações Espaciais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) desde 2017. Foi Prof. Adjunto II do Departamento de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), professor orientador de alunos de iniciação científica e do Programa de Pós Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologia da GeoInformação, coordenador e colaborador de projetos de extensão nessa mesma instituição (2010-2014). Engenheiro Cartógrafo formado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia-Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCT-UNESP (1994), mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP (2000), doutorado sanduíche em engenharia pela EPUSP e com estágio na Universidad de Jáen - Espanha (2005), pós- doutorado concluído em março de 2006 pela EPUSP. Pesquisador Nivel V pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP (2006/2007). Foi Diretor Técnico/Comercial na empresa DVP Brasil Geomática e Ambiental Ltda (São Carlos-SP, 2007-2009), Diretor Administrativo da Associação Brasileira dos Engenheiros Cartógrafos - Regional São Paulo - ABEC-SP (2006-2009), Diretor Secretário do Departamento de Agrimensura do Instituto de Engenharia (2006-2009), membro líder da comissão da UFMG para a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT da norma de convenções cartográficas nas escalas 1: 10.000 a 1:1.000 e revisão das normas NBR 13133 e 14.166, pesquisador colaborador no Grupo de Estudos de Controle de Qualidade do Departamento de Transportes da EPUSP. Experiência como Prof. Adjunto nas disciplinas de Cartografia e Transportes (2005) aplicadas na graduação em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP e como professor de pós-graduação latu-sensu no SENAC-SP, UNIAMERICA (Foz do Iguacu-PR), FAEMA (Ariquemes-RO) e Faculdade Católica de Uberlândia (Uberlândia-MG). Experiência profissional em Cartografia (básica e aplicada), Geoprocessamento, GNSS, SIG, Geomarketing, pesquisa científica, consultoria e afins.

Published

2024-04-30

How to Cite

BRITO, F. L.-C. de; PALHARES, A. A.; NERO, M. A. ANALYSIS OF THE RELIABILITY OF LAND USE DATA REGISTERED IN THE CAR: CASE STUDY OF MARIANA/MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 98, p. 104–117, 2024. DOI: 10.14393/RCG259869513. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/69513. Acesso em: 20 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos