THE SOIL IN GEOGRAPHY TEACHING: STATE OF KNOWLEDGE, PERSPECTIVES AND CHALLENGES

Authors

  • Samuel de Oliveira Mendes Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0003-2652-3179
  • Kassio Samay Ribeiro Tavares Universidade Estadual de Campinas
  • Eliana Marta Barbosa de Morais Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249466081

Keywords:

School Geography, Approaches to soil, Physical-natural components

Abstract

This paper analyzes the approaches about the natural-physical components of geographic space, with emphasis on soil, in researches developed in the field of Physical Geography and Geography Teaching. For this purpose, two significant events from each of these areas were selected, in editions carried out uninterruptedly, in a time span of 10 years. In the first case, the survey was carried out at SINAGEO and SBGFA; and as representatives of the second, the ENPEG and NEPEG Forum, for understanding that these events are configured as one of the main platforms for the dissemination and discussion of research in both areas of Brazilian Geography. Mobilizing the State of knowledge and Content Analysis, in the methodology, we counted and analyzed the texts that deal with the teaching of soil in the context of physical-natural components. The analyses indicated that the soil has not assumed a protagonist role; that the events of Physical Geography have been the platform preferentially chosen by the authors to disseminate their contributions; and that there is still a paradigm favoring fragmented and dichotomous interpretations in the approaches about the soil, especially in the researches conducted by one of the strands of Environmental Education, the preservationist perspective.

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Author Biographies

Samuel de Oliveira Mendes, Universidade Federal de Goiás

Possui Graduação (2014) e Mestrado (2017) em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com pesquisas voltadas à abordagem do solo no ensino de Geografia a partir dos seguintes temas: livro didático de Geografia; estratégias didáticas; e riscos e impactos ambientais. Atualmente encontra-se vinculado ao Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais da UFG, como discente de doutorado (2019 - 2023), pesquisando a temática Cerrado na formação inicial de professores de Geografia; e à Rede Municipal de Educação de Goiânia, como professor de Geografia. Integra o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (LEPEG); o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Ensino e Ambiente (NúcleoGEA); e provisoriamente o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (NEPEG).

Kassio Samay Ribeiro Tavares, Universidade Estadual de Campinas

Graduado no curso de Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG)(2018). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geocartografia. Participou do Grupo de Estudos de Conservação dos Solos (UFG). Possui experiência em Pesquisa Nuclear pelo Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro Oeste (CNEN-CO) como bolsista CNPQ, no âmbito do monitoramento Ambiental (2014-2016). Possui o titulo de mestre pelo Programa de Pós Graduação de Geografia (PPGEO) da UFG (2021), com ênfase em Análise Ambiental e Tratamento de Informações Geográficas. Atuou como monitor de Cartografia e Geoprocessamento no Instituto de Estudo Socioambientais (IESA) (2019). Atualmente, encontra-se vinculado ao Programa de Pós Graduação em Geografia, da UNICAMP a nível de Doutorado.

Eliana Marta Barbosa de Morais, Universidade Federal de Goiás

Possui Licenciatura, Bacharelado e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche pela Universidade Autônoma de Madri. É professora adjunta da UFG, atuando como pesquisadora no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de Geografia (LEPEG) e no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia, Ensino e Ambiente (NúcleoGEA). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Geografia do IESA/UFG no período de 2016 a 2018, do Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica (NEPEG) entre 2011 e 2015 e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de 2014 a 2018. Atualmente coordena o NúcleoGEA e é membro da Rede Latino Americana de Investigadores em Didática da Geografia (REDLADGEO). Pesquisa na área de Ensino de Geografia, formação de professores e componentes físico-naturais.

Published

2023-08-01

How to Cite

MENDES, S. de O.; TAVARES, K. S. R.; MORAIS, E. M. B. de. THE SOIL IN GEOGRAPHY TEACHING: STATE OF KNOWLEDGE, PERSPECTIVES AND CHALLENGES. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 94, p. 180–192, 2023. DOI: 10.14393/RCG249466081. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/66081. Acesso em: 17 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos