A FOME DO CAPITAL E A EXPROPRIAÇÃO DOS BENS COMUNS - LAND/GREEN GRABBING E SUAS RELAÇÕES COM A REPRODUÇÃO DO DISCURSO NEOLIBERAL POR TRÁS DO FENÔMENO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG0058515Keywords:
Mudanças climáticas, Land/Green Grabbing, Bens comuns, Financeirização, Neoliberalização.Abstract
Esse artigo tem por objetivo identificar e sistematizar uma possível chave de leitura em torno da análise da relação entre conceitos, agendas e paradigmas, aparentemente, desconexos como: mudanças climáticas, neoliberalismo/neoliberalização, segurança/soberania alimentar, land grabbing, green grabbing, assetização, desenvolvimento sustentável, conservação ambiental, Economia Verde e Bioeconomia, entre outros. Como metodologia para se chegar aos resultados alcançados efetivou-se uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental. Conclui-se que, atualmente, evolui uma corrida global por terras e recursos naturais, que representa certo rentismo ecológico manifestado nas análises dos fenômenos de land grabbing e green grabbing, esses fenômenos, por sua vez, estão associados a práticas e dispositivos neoliberalizantes e financeiros presentes na construção de uma agenda global construída sobre o discurso apocalíptico de uma sociedade de risco global ligada a paradigma das mudanças climáticas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.