POLÍTICAS DE TRANSPORTE MOTORIZADO NO BRASIL E SEUS REFLEXOS SOBRE A AMAZÔNIA LEGAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG0058507Keywords:
Políticas, Transporte Motorizado, ÓbitosAbstract
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os reflexos das políticas de transporte adotadas no Brasil sobre a motorização e os registros de óbitos por Acidentes de Transporte Terrestre (ATT) na Amazônia Legal. Para isso utilizou-se os registros de óbitos do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), disponibilizados por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e de frota de veículos do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM). Constatou-se que as motocicletas participam com aproximadamente 48% na composição da frota de veículos da Amazônia Legal e são responsáveis mais de 43% dos óbitos por ATT da região. Verificou-se também que estes números não param de crescer desde que políticas de incentivos à aquisição destes veículos passaram a ser adotadas e o transporte de passageiros por mototáxi foi admitido nas cidades da região.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.