PERCEPTION ON RESPONSE STRATEGIES AND ADAPTATION TO ENVIRONMENTAL RISKS: A STUDY APPLIED IN PINHAIS, PARANÁ FROM THE POINT OF FLOODING
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228155101Keywords:
Resiliência, Riscos e Desastres, Gestão MunicipalAbstract
Em uma conjuntura de intensas inquietudes e ambiguidades relacionadas às “mudanças climáticas”, evidencia-se como essencial os estudos sobre a percepção aos riscos ambientais e as vulnerabilidades como base para a tomada de decisões que possibilitem reduzi-los e desenvolver estratégias sobre adaptação. Com o objetivo de avaliar sua percepção perante as estratégias de resposta e adaptação aos riscos ambientais, foi realizado um estudo de caso em um Conjunto Habitacional destinada às pessoas reassentadas de áreas de risco do município de Pinhais no Paraná: “Moradias Bonilauri”. Ao todo foram aplicadas oito entrevistas com moradores. Dentre as principais medidas de adaptação dos entrevistados estão a construção de muretas e elevação do nível das casas; já o poder público investiu em drenagem, desassoreamento parque lineares. Este trabalho aponta que a redução do risco passa por ações voltadas à educação ambiental e à sensibilização dos moradores, a fim de envolver as pessoas com base na sua informação sobre os problemas socioambientais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.