MAGNITUDES DO FENÔMENO DA ILHA DE CALOR URBANA EM SACRAMENTO (MG): PERSPECTIVAS DE APLICAÇÃO DO SISTEMA DAS ZONAS CLIMÁTICAS LOCAIS EM CIDADE DE PEQUENO PORTE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG227953890Keywords:
Climatologia Tropical, Climatologia urbana, Transectos móveisAbstract
O presente estudo teve como objetivo avaliar as intensidades do fenômeno da ilha de calor urbana em Sacramento (MG), cidade de pequeno porte que integra a Região Imediata de Uberaba (MG), com base nos princípios do sistema de classificação das Zonas Climáticas Locais. A fim de atender tal proposição, realizou-se uma articulação entre os dados obtidos na escala local (medidas móveis da temperatura do ar e metadados das propriedades da cobertura da superfície) com aqueles representativos da dinâmica atmosférica regional, de modo que fosse possível apreender as respostas dos condicionantes urbanos ao ritmo climático. No plano teórico, a investigação foi amparada pelo paradigma do Sistema Clima Urbano. Sob condição atmosférica ideal, verificou-se a formação de ilha de calor urbana com magnitude grande (5,1ºC) entre paisagens com diferenças substanciais de morfologia e material de superfície. Ademais, existe uma expressiva compatibilidade na termodinâmica das classes mais representativas da área de estudo com os padrões térmicos reportados em cidades de baixas e médias latitudes. De modo geral, admite-se que este estudo configura a primeira aproximação do uso da estrutura divisional das paisagens em Zonas Climáticas Locais para a compreensão da ilha de calor urbana em cidade tropical brasileira de pequeno porte.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.