EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DE USO SUSTENTÁVEL: ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO ESTADUAL TAGAÇABA PORTO DA LINHA DE CIMA – GUARAQUEÇABA/PR

Authors

  • Luiza Alberti Torrens Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Geografia.
  • Larissa dos Santos Silva Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Geografia.
  • Eduardo Vedor de Paula Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Geografia.

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG207145643

Keywords:

Unidade de conservação, educação ambiental

Abstract

No contexto da gestão de Unidades de Conservação, a comunicação e circulação de informações no ambiente escolar é um importante meio para a conscientização ambiental de jovens, podendo torná-los multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, e assim, contribuírem para a conservação do meio ambiente. Esse trabalho apresenta a análise e diagnóstico do envolvimento de alunos e professores do ensino médio do Colégio Estadual Tagaçaba Porto da Linha de Cima, com as questões ambientais no contexto da área de abrangência do Núcleo de Gestão Integrada (ICMBio Antonina-Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná. Na primeira etapa do trabalho foram aplicados questionários a esse público para a definição das ações a serem inseridas na abordagem da Educação Ambiental. Em seguida foram propostas atividades pedagógicas em sala de aula para abordar questões atreladas às áreas de preservação permanente e Unidades de Conservação. Nesse âmbito, foi identificado que os alunos compreendem a importância do meio ambiente para a sociedade, no entanto, existe uma grande lacuna de informações em relação ao conhecimento sobre áreas protegidas.

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Published

2019-08-30

How to Cite

TORRENS, L. A.; SILVA, L. dos S.; PAULA, E. V. de. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DE USO SUSTENTÁVEL: ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO ESTADUAL TAGAÇABA PORTO DA LINHA DE CIMA – GUARAQUEÇABA/PR. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 20, n. 71, p. 296–310, 2019. DOI: 10.14393/RCG207145643. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/45643. Acesso em: 27 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos