DA DESCONSTRUÇÃO DA INOVAÇÃO AO PAPEL ATIVO DA INOVAÇÃO SOCIAL EM AMBIENTES DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NA CONFIGURAÇÃO DE TERRITORIALIDADES: PROPOSTA METODOLÓGICA APLICADA NO ESTUDO DE CASO RISARALDA-COLÔMBIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG207042084Keywords:
Inovação social, Territorialidades, Economia solidária, Proposta metodológicaAbstract
Como entender o papel da inovação social (IS) como um conjunto de práticas socioespaciais? O que implicaria tornar um conceito de natureza transformadora, numa ação coordenada completamente emergencial na formação de territórios? Neste breve texto, tenta-se levar ao leitor por uma senda metodológica, de como seria abordar a IS desde sua processualidade e o que implicaria decidir na “maneira” como a sua condição de mediação cultura-espaço se realiza, ou seja, na qualificação da ação diferenciadora (inovação), mas dentro do âmbito da economia solidária. Apresentados três estudos de caso do Departamento de Risaralda-Colômbia, busca-se questionar sobre o papel ativo da IS na configuração de territorialidades, que aspectos se tornam relevantes na mediação técnico-simbólica e organizativa deste tipo de práticas, como poderia se redefinir as iniciativas de economia solidária através da auto-organização, autorrepresentação e autoprojeção que estas têm da sua própria ação coletiva?
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.