REVISITANDO O CONCEITO DE PAISAGEM PARA PENSAR A PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196819Abstract
Nas últimas décadas novas orientações teórico-metodológicas têm conduzido um reexame das relações entre sociedade, natureza, tecnologia, ciência e ensino. Para a Geografia, especificamente, Paisagem é um conceito que se originou no campo das artes, ganhou relevância científica com escolas europeias, sofreu descaso decorrente da crítica racionalista da ciência moderna e atualmente ressurge pela necessidade crítica de avaliar as rápidas modificações no nosso ambiente. Diante deste contexto, o nosso objetivo é discutir a ressignificação do conceito Paisagem e o seu potencial teórico-metodológico para o ensino-aprendizagem de Geografia, vinculando-os ao crescente desenvolvimento das Geotecnologias. Para tanto, realizou-se revisão de literatura e se constatou que o papel do ensino de Geografia, assim como do conceito Paisagem, está sendo revisto e, as tecnologias geográficas podem possibilitar a ampliação teórico-metodológica dos estudos espaciais. A nível de reflexão e metodologia de análise, propõem-se pensar as potencialidades do conceito Paisagem, construído historicamente, para o ensino-aprendizagem de Geografia, apresentar possibilidades de análises perceptivas, objetivas, integradas e automatizadas do espaço geográfico em uma perspectiva multiescalar dos fenômenos, com vistas à formação social e integral do indivíduo.
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