MAPEAMENTO DA CAPACIDADE DE USO DAS TERRAS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO PARANÁ 3: CONTRIBUIÇÕES PARA O PLANEJAMENTO RURAL E AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196818Abstract
O mapeamento das terras no sistema de capacidade de uso tem permitido identificar as melhores práticas de preservação e conservação dos solos em escalas locais, regionais e particularmente nas unidades das bacias hidrográficas. Esses levantamentos têm contribuído com informações úteis para a definição das diretrizes e ações a serem implementadas no espaço físico-territorial, servindo de base para o planejamento rural e ambiental. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo a identificação e o mapeamento da capacidade de uso das terras na bacia hidrográfica do Paraná 3, região Oeste do Paraná. Na primeira etapa foram desenvolvidas cartas temáticas (pedológicas, geológicas, topográficas e de uso e cobertura da terra). Em seguida foi realizado o enquadramento das classes e subclasses de capacidade evolvendo dez diferentes ordens de solos existentes na bacia. O levantamento possibilitou identificar três subclasses adaptadas aos cultivos agrícolas e pecuários (IIe - IIIs,e - IIIe), com necessidade de práticas mais intensivas ou mesmos complexas de conservação do solo; duas subclasses com uso limitado para pastagens, florestas cultivadas ou nativas (VIs,e - VIs,a) e uma subclasse com restrição ao uso agropecuário (VIIIs,a), indicada somente para o abrigo e proteção da fauna e da flora silvestre.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.