POTENCIAL PAISAGÍSTICO NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO MONUMENTO NATURAL DAS ÁRVORES FOSSILIZADAS DO TOCANTINS (MONAF), MUNICÍPIO DE FILADÉLFIA (TO)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG196817Abstract
O estado do Tocantins, em especial a região norte, preserva inúmeros sítios fósseis contendo exemplares únicos da paleovegetação em solos e rochas no ambiente dos Cerrados. Avaliar a potencialidade paisagística na Unidade de Conservação do Monumento Natural das Ãrvores Fossilizadas para implantação de rotas de turismo em paleoambientes com depósitos fósseis vegetais nos domínios dos Cerrados brasileiros constitui-se no foco central deste trabalho. O procedimento da análise baseou-se na revisão bibliográfica de unidades de conservação de fósseis, caracterização ambiental da área, uso de imagens de satélite de escalas variadas, definição das unidades de Paisagem, trabalhos de campo para definição das possíveis locais de visitação e rotas de turismo. Através da análise pode-se constatar a degradação de fósseis por pisoteio de gado, exposição à radiação solar, umidade e microrganismos, bem como pela ação do fogo antrópico. Por meio da definição das Unidades de Paisagens elaborou-se uma rota turística que contemplasse as diversas belezas cênicas, sítios fósseis e arqueológicos e a implantação de esportes radicais. Medidas urgentes são necessárias para a conservação e preservação dos fósseis, tais como: isolamento da área, aumento da fiscalização, combate a erosão e as queimadas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.